Direito do futuro: inclusão digital plena da advocacia em discussão

O presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas, Jarbas Vasconcelos, participa hoje, no Rio de Janeiro do Congresso Advocacia na era digital.

Processo eletrônico, serviços oferecidos por aplicativos de celular, assinatura digital, audiências por vídeo conferência. Esses fatores, entre muitos outros, indicam que o Direito já chegou ao século 21. Porém, ainda faltam alguns passos para que se possa chegar à inclusão digital plena da advocacia.

Para debater esse tema, a Diretoria de Inclusão Digital e a Comissão de Direito e Tecnologia da Informação (CDTI) da OAB/RJ promovem, nos dias 22 e 23 de novembro, o congresso Advocacia na era digital. O evento, que acontece das 9h30 às 18h, é gratuito, e será transmitido pelo canal da Seccional no Youtube.

A diretora de Inclusão Digital, presidente da CDTI e secretária-adjunta da Ordem, Ana Amelia Menna Barreto, explica que as palestras e oficinas programadas refletem, entre outros pontos, a experiência da entidade na Caravana Fique Digital, que há quatro anos percorre todas as subseções. “Deparamo-nos com um leque de necessidades para atingir nosso maior objetivo: a inclusão digital plena da advocacia. Reunimos nesse congresso os temas especialmente escolhidos para alcançar esse fim. Teremos uma feira tecnológica, que contará com estandes de diversos expositores de produtos e serviços tecnológicos voltados para a advocacia em meio digital. A cereja do bolo é a certificação digital móvel, nosso certificado digital instalado no aparelho celular”, anuncia. Entre os convidados estão juristas e especialistas em tecnologia da informação.

Na programação do primeiro dia, temas como a Defesa da advocacia no processo eletrônico, cujos palestrantes serão o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, e o presidente Comissão Especial de Direito e TI da OAB Federal, Frederico Preuss Duarte; a Violação tecnológica de prerrogativas, que será debatido pelo presidente da Comissão de Prerrogativas e diretor tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, e pelo presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB, Jarbas Vasconcelos. Ainda no dia 22, haverá oficinas de Identidade visual digital, Portal Certisign de assinaturas, Soluções de produtividade em nuvem e Tecnologias desruptivas para o Direito.

No dia 23, o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Renato Martini, e o presidente do Comitê Gestor do Processo Eletrônico do Tribunal de Justiça, Nagib Slaibi Filho, falarão sobre o Certificado digital em dispositivos móveis, e sua aplicação no Poder Judiciário; a presidente da Comissão de TI da OAB/RJ abordará o assunto Saúde humana no meio ambiente digital, entre outros temas que serão apresentados. As oficinas serão sobre Honorários por cartão de crédito, Softwares para escritórios, Organização documental eletrônica e soluções de backup e Fique digital para o processo eletrônico.
O congresso acontecerá no Plenário Evandro Lins e Silva, que fica Avenida Marechal Câmara, 150, 4º andar, no Centro. Mais informações pelo telefone (21) 2272-2053.
Fonte: Redação da Tribuna do Advogado